As Regulamentações Digitais do Novo CPC

Posted by on October 19, 2016 in Direito, memes, novo cpc | Comments Off on As Regulamentações Digitais do Novo CPC

Se você acompanhou as novidades do novo Código de Processo Civil, o famoso CPC, do nosso páis, sabe que uma das novidades mais animadoras é a modernização do trâmites legais, regulando a forma de incorporar a tecnologia presente em nosso cotidiano dentro do processos legal.

hiz5f2Essa novidade tem a regulamentação prevista na Lei 11.419/2006, que trata da informatização dos processos judiciais.

O documento define quais são os meios eletrônicos que podem ser utilizados, como se dará essa transmissão e quais as formas de atestar a autenticidade dos documentos e das informações nele contidas.

De forma geral, essa regulamentação foi muito bem recebida pela comunidade jurídica. Primeiro pela agilidade nos procedimentos, que agora tem todos os benefícios do meio eletrônico como buscas e consultas automatizadas, maior velocidade de acesso e envio e backups mais fáceis.

Segundo porque é mais econômico e ecológico. Não há gastos com o envio de encomendas por correios ou motoboys ou com material para impressão como papéis e tintas. Outro ponto positivo é o armazenamento e recuperação dos documentos.

Pontos Fortes do Ntw2xg7ovo CPC

Essa modernização é esperada há anos, e agiliza muitas tarefas que antes eram problemáticas para resolver, como citações em processos que antes eram trabalhosas e excessivamente formais, mas agora podem ser feitas com um simples disparo de email.

Outra regulamentação bastante aguardada e bem aceita é quanto ao uso de videoconferências em processos judiciais, facilitando o acesso a consultores peritos, testemunhas em locais distantes e outras situações.

Uma mudança importante

Esse passo pode parecer simplório, mas para quem trabalhava em meio ao rigores ortodoxos dos processos de papel está muito satisfeito com a mudança.

O mundo todo adotou a internet e a computação como um padrão por um motivo, o sistema judiciário não deveria ser diferente.

Para muitos essa é a mudança mais importante no novo CPC, e a maioria dos resistentes à mudança são os menos afetados por ela.

fonte: http://mentealpha.com/curso-novo-codigo-de-processo-civil-comentado/